domingo, 27 de dezembro de 2009

Recado de Boas Antradas

Aspero que ameceias nã se pareçam mal mode esta ósença tã demorada, ma é qu'ê nã tenhe même tido jêtes de cá vir. Mostra que já dôs saguidores se marafaram e me dêxarem da mão. É bim fêta, mode ê nã me barimbar niste. Vâme lá a ver so resto da famila nã abala tamém.

O caso é qu'ê m' impregui no iníço de Outubaro e cantinuo tamém a estudar nos livros, manêras que o tempe nã me dá à vonde... Ma fiquem ameceias xcansades qu'ê já ma pormeti e dora im diante faço tençõns de prantar aqui quajquer cousinha ò menes uma vez per mês.

Desejo a toda a famila qu' inda cá se vem assomar umas boas antradas pó ano que i vem, cum saudinha más alegia, que sim isso é que nã mereça a pena a gente cá andar!

Inté!!

7 comentários:

  1. Amigo Eurico

    Venho desejar-lhe um Bom Ano de 2010! Que mantenha o seu emprego e continue a estudar nos livros e... que arranje sempre um tempinho para vir cá pôr os seus ditos e pensamentos!

    Haja saúde
    Mano João

    ResponderEliminar
  2. Munte agradecido, Mano João! é famila cum'a ameceia que dâ força à gente pa cantinar cum iste!

    Co ano que i vem seja pra melhor qu'este que se tá a finar!

    Tude de bom é o qu'ê lhe deseje tamém!

    ResponderEliminar
  3. Amigo Eurico,

    Desejo um Bom Ano de 2010 e que continue a divulgar a Fala Algarvia.

    Saudinha!

    ResponderEliminar
  4. O Eurico,
    Desculpe, mas eu sou algarvio e não entende bem
    este algarvio que escreve aqui no seu blog,
    por isso o estou seguindo para voltar aqui mais
    vezes.

    abraço,
    José

    ResponderEliminar
  5. boa sorte.
    É pena que o nosso dialecto nao foi tornado uma lingua como o mirandez, e tambem cada vez mais as pessoas vao esquecendo do modo de fala e os jovens nas escolas obrigados a aprender o portugues correcto por professores de outras regioes.

    ResponderEliminar
  6. José, tim aqui à sua xquêrda uma remessa de linques que amecêa pode acalcar, mode saber más um poucachinho da fala da gente.

    Amigue algarve, fique tode satefêto mode ver famila a defender esta fala, cume amecêa!

    Ê cá nã cudo que se havesse de prantar o algravio cume fala, dim par cum o pretuguês más o mirandês, mode o nosse linguarejar ter princípo no pretuguês. Desse jêto é um dialeto: ma o más rico e gabado de todes! O mirandês diz que vem do intigo leonês, manêras que o caso é diferente...

    Amecêa tem a razã toda condo diz que a algravio tem sido xprezado mode a garganice do pretuguês regular, que ingou im prantar a famila a tramelar toda do mêmo jêto, e na xcansa inconto na estafaxar a fala da gente.

    Ma nã seja per isso que a gente jmorece! Tá nas nossas unhas inçar isto! Já xmintou a procurar à sua famila amiga se inda se alembrom cume é que se tramelava intigamente? e prantarim-se um poucachinho a linguarejar? é cousa que nã custa nada e inté dá festa!

    havará melhor jêto de salvar uma fala do que im a gente chalaciando cum ela? =)

    ResponderEliminar
  7. abalarem dôs ,mas xiguê eu qui goste munte deste jête de linguajar.

    dou-le de vaia por ora ê cá fique saguidôra.

    ResponderEliminar